SISTEMA SOLAR
1. Definição
O sistema solar é formado por um conjunto de planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol, girando em seu entorno. Ele é mantido em sua orbita natural devido ao fato do Sol ter uma massa milhares de vezes maior que dos demais corpos, gerando assim uma força gravitacional. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.
2. Formação do Sistema Solar
A formação do Sistema Solar remonta há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. De acordo com astrônomos, o Sistema Solar foi formado a partir de uma mesma nuvem de poeira e gás. Esta nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva. Em algum momento ocorreu um colapso desta nuvem, provocando o fim do seu equilíbrio gravitacional e gerando sua contração. Foi a partir dai que teve início a formação do Sistema Solar. No centro desta nuvem formou-se o Sol, enas regiões mais distantes, com temperaturas menores formaram-se os planetas.
3. Sol
O Sol é nossa estrela, fornecendo luz e calor ao sistema, é uma estrela média, e responde por aproximadamente 99.8% da massa do sistema solar. Situa-se a 8 minutos luz da Terra. É composto essencialmente de hidrogênio e hélio. A fusão nuclear de hidrogênio é a responsável pela geração de energia em nossa estrela, gerando uma temperatura na superfície solar de 6000 º C.
4. Os planetas
No sistema solar existem oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno, que descrevem órbitas elípticas, isto é, órbitas que parecem circunferências. Até agosto de 2006, Plutão era considerado um planeta, porem, a União Astronômica Internacional mudou os critérios para a definição de um planeta. Como Plutão é pequeno em relação aos outros, passou a ser considerado um planeta anão ou planetoide.
Muitos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua (satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra.
Os planetas podem ser divididos em duas classes: os terrestres, Mercúrio, Vênus, terra e Marte, devido a sua crosta terrestre. Os Jupiterianos ou gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são gasosos, bem maiores que os terrestres, daí serem também chamados de gigantes gasosos.
5. Satélites
Na Astronomia, satélite natural é um corpo celeste que se movimenta ao redor de um planeta graças a força gravitacional. Por exemplo, a força gravitacional da Terra mantém a Lua girando em torno do nosso planeta.
Os satélites artificiais são objetos construídos pelos seres humanos. O primeiro satélite artificial foi lançado no espaço em 1957. Atualmente há vários satélites artificiais ao redor da Terra.
O termo “lua” pode ser usado como sinônimo de satélite natural dos diferentes planetas.
6. Os asteroides
Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos asteroides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteroides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poeira cósmica e gelo.
7. Os cometas
Um cometa é o corpo menor do sistema solar, semelhante a um asteroide, possui uma parte sólida, o núcleo, composto por rochas, gelo e poeira e têm dimensões variadas (podendo ter alguns quilômetros de diâmetro). Geralmente estão distantes do Sol e, nesse caso, não são visíveis. Eles podem se tornar visíveis à medida que, na sua longa trajetória, se aproximam do Sol sublimando o gelo do núcleo e liberando gás e poeira para formar a cauda e a “cabeleira” em volta do núcleo. O mais conhecido dele é o Halley, que regularmente passa pelo nosso Sistema Solar. De 76 em 76 anos, em média, ele é visível da Terra.
Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. O impacto de um cometa, de grandes proporções, poderia provocar danos incalculáveis ao nosso planeta.
8. Bibliografia
1. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Universo/sistemasolar.php
2. http://www.solarviews.com/portug/solarsys.htm
3.http://www.suapesquisa.com/sistemasolar/
4.




estou fazendo prova sobre isso me ajudem
By: Ana Debora on 17 de março de 2014
at 20:42
Deixe email e duvida que terei prazer em responder.
By: osmarmalta on 18 de março de 2014
at 9:09
Olá, eu queria saber se o sol atinge TODOS os planetas, se é fonte de luz e calor para Todos.Obrigada
By: Carol on 27 de maio de 2014
at 0:02
Sim atinge a todos os planetas, mesmo que de forma muito fraca aos planetas muitos distantes, como Plutão por exemplo.
By: osmarmalta on 22 de janeiro de 2015
at 17:19
Eu estou fazendo um trabalho sobre sistema solar por favor mim ajuda mim mostre algumas imagens ou videos
By: jennifer araujo on 12 de março de 2015
at 14:41
Claro! É só falar a dúvida.
By: osmarmalta on 3 de maio de 2015
at 11:31
eu amo estudar sistema solar
By: LARAH on 9 de abril de 2014
at 8:56
professor eu tenho uma prova para amanha dia 14 de dezembro de 2015 e eu acho que esse assunto não é sulficiente
By: wendell seelig on 13 de dezembro de 2015
at 15:25
tenho q fazer uma prova amanha 16/02 e preciso da sua ajuda vc pd me ajudar obrigado
By: denniydpg on 15 de fevereiro de 2017
at 10:39
sim , qual sua duvida?
By: osmarmalta on 15 de fevereiro de 2017
at 21:21
OLA TUDO BEM EU SE CHAMO JOSUE E EU TEM UMA PRIMA QUE ELA SE CHAMA ISLANE ELA VAI FAZER UM TRABALHO DE GEOGRAFIA HOJE SOBRE O SISTEMA SOLAR ELA VAI INTREGAR AMANHA
JOSUE PASSOS
83706330
EU AMEI O SEU TRABALHO EU ADORO VOU TE SEGUIR NA REDES SOCIAS
By: JOSUE PASSOS DOA SANTOS on 4 de abril de 2019
at 19:48