Publicado por: osmarmalta | 3 de maio de 2014

Aula 7 Ano – Plantas Tóxicas

Plantas Tóxicas no Brasil

As plantas venenosas ou tóxicas  possuem elementos nocivos aos seres humanos e a outros animais, sendo muitas delas até mesmo letais. Essas plantas são venenosas por apresentarem princípios ativos que são capazes de causarem graves intoxicações se ingeridas e irritações na pele quando tocadas.

Muitas plantas, apesar de belas, apresentam substâncias tóxicas, ou seja: que podem provocar sintomas como coceira e vermelhidão na pele, caso sejam tocadas; vômito, falta de ar, aumento dos batimentos cardíacos, dentre outros. Em alguns casos, inclusive, podem causar a morte.

A presença dessas substâncias é uma forma de defesa da planta a seus predadores(aqueles animais que se alimentam dela). Assim, ao provar um pedaço de algumas dessas plantas e não passar bem, dificilmente um animal fará isso de novo com esse vegetal, ou outro parecido.

Pensando assim, é fácil saber que não é seguro levarmos à nossa boca pedaços ou plantas inteiras que não conhecemos. Por outro lado, como há crianças que ainda não aprenderam isso, e existem plantas tóxicas que podem provocar problemas mesmo quando as tocamos; é importante conhecermos as principais encontradas em nosso país, para evitar esse problema.

Sabendo quais são, é interessante que não sejam plantadas em casa ou, caso isso já tenha sido feito, é importante evitar que crianças pequenas tenham acesso a elas, e sejam orientadas, desde cedo, a não colocarem esses vegetais na boca ou manipulá-las.

Você sabia que 60% dos casos de intoxicação por plantas tóxicas no Brasil ocorrem com crianças menores de nove anos, e que 80% deles são acidentais? Para ajudar na prevenção desses acidentes o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), em parceria com os centros de Belém, Salvador, Cuiabá, Campinas, São Paulo e Porto Alegre, criou, em junho de 1998, o Programa Nacional de Informações sobre Plantas Tóxicas. A elaboração e distribuição de material educativo, de prevenção e tratamento, são as principais metas do programa. O primeiro trabalho é a divulgação das 16 plantas que mais causam intoxicação em nosso país. Além disso, estão sendo elaborados um manual de tratamento das intoxicações por plantas, um vídeo, uma base de dados com a codificação das plantas tóxicas brasileiras e um atlas. Conheça agora algumas plantas tóxicas e previna-se contra acidentes.

Em algum grau, toda planta apresenta alguma toxicidade, mas a denominação plantas tóxicas aplica-se àquelas cuja ingestão ou contato provoca sintomas de intoxicação.

Usualmente os botânicos especializados em plantas medicinais estudam também as plantas tóxicas, já que os princípios ativos são o que determina a ação de ambos os tipos, e há plantas medicinais que são tóxicas se ingeridas em excesso – como a erva-de-santa-maria, ou se certas partes da planta forem ingeridas.

Tratamento

Em caso de acidentes, o ideal é que a pessoa envolvida receba assistência médica urgente, sendo a planta guardada para que seja corretamente identificada. Também existem  telefones e endereços dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica, que são encontrados no país.

Prevenção de Acidentes

  • Conheça as plantas de sua casa e arredores pelos nomes e características
  • Quando planejar um jardim escolha espécies vegetais não tóxicas, principalmente se houver crianças e animais presentes.
  • Ensine as crianças a não colocar plantas na boca e nem utilizá-las em brincadeiras.
  • Não coma folhas, frutos ou raízes desconhecidas.
  • Quando realizar serviços de jardinagem, use luvas, óculos, chapéu, camisa de manga longa, tesoura de poda e pazinha.
  • Descarte de forma segura as partes podadas.

Abaixo, as principais plantas tóxicas encontradas no Brasil. Vale lembrar que muitas delas são encontradas em jardins, quintais, parques, vasos, praças e terrenos baldios:

imagem_1

1-Comigo-ninguém-pode. Nome científico: Dieffenbachia picta;
2-Tinhorão ou caládio (Caladium bicolor);
3-Taioba-Brava (Colocasia antiquorum);
4- Copo-de-Leite (Zantedeschia aethiopica).

imagem2

1-Bico-de-papagaio. Nome científico: Euphorbia pulcherrima;
2-Coroa-de-Cristo (Euphorbia milii);
3-Avelós (Euphorbia tirucalli);
4- Mandioca-Brava (Manihot utilissima): somente a raiz e as folhas são tóxicas.

imagem3

1- Mamona. Nome científico: Ricinus communis. Somente as sementes são tóxicas;
2- Cinamomo (Melia azedarach): somente os frutos e as folhas são tóxicos;
3-Aroeira-brava ou bugreiro (Lithraea brasiliensis);
4- Saia-Branca (Datura suaveolens).

imagem4

1- Urtiga (Fleurya aestuans): somente os pelos do caule e as folhas são tóxicos, irritando a pele caso sejam tocados;
2-Espirradeira (Nerium oleander);
3- Chapéu-de-Napoleão (Thevetia peruviana): a ingestão e o contato com o látex provocam sintomas;
4- Pinhão-roxo (Jatropha curcas): somente as folhas e os frutos são tóxicos.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias