Publicado por: osmarmalta | 20 de junho de 2017

AULA 7º ANO – FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS

FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS

 

  1. FATORES BIÓTICOS

Biótico (bio = vida)

Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam. Fatores bióticos são todos os organismos vivos presentes no ecossistema e suas relações.

Podem ser classificados em:

  • Produtores: Organismos vivos autotróficos (produzem o próprio alimento). Conseguem produzir matéria orgânica a partir de matéria inorgânica ou mineral, utilizando-se de uma fonte de energia externa. Os seres fotossintetizantes como as plantas, as algas e algumas bactérias são exemplos de produtores. Representam o primeiro nível trófico.
  • Consumidores: Organismos vivos heterotróficos (não produzem alimento), que dependem das substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. São divididos em: CONSUMIDORES PRIMARIOS, CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS E CONSUMIDORES TERCIÁRIOS.
  • Decompositores: Organismos vivos que decompõem matérias orgânicas em inorgânicas para obter energia. Este grupo inclui alguns fungos e bactérias.

Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.

  • Fatores bióticos:
    • produtores
    • macroconsumidores
    • microconsumidores.

 

 

  1. FATORES ABIÓTICOS

Abiótico ( A =não, bio = vida)

Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.

Os fatores abióticos são componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento. Esses fatores variam de valor de local para local, o que determina uma grande variedade de ambientes.

Esses elementos podem ser físicos ou químicos.

  1. A) Os fatores físicos

Constituem o clima do ecossistema, determinado principalmente pela radiação solar que chega à Terra. As radiações além de proporcionar a luz, que é fundamental para que ocorra fotossíntese (produção de alimento pelos organismos autótrofos), também influenciam na temperatura, que é uma condição ecológica decisiva para a vida na superfície terrestre. A temperatura influencia outros fatores climáticos tais como ventos, umidade relativa do ar e pluviosidade.

  1. B) Os fatores químicos

Alguns elementos químicos, como os sais minerais são nutrientes importantes e essenciais para garantir a sobrevivência dos organismos. Os fosfatos, por exemplo, são importantes para a formação dos ácidos nucleicos, o magnésio participa da clorofila. Os ciclos biogeoquímicos, do nitrogênio, do oxigênio, do carbono contribuem com a ciclagem dos nutrientes e o fluxo de energia para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.

  • Fatores abióticos:

Substâncias inorgânicas, compostos orgânicos, regime climático, temperatura luz, pH, oxigênio e outros gases, umidade e solo.

 

 

  1. RELAÇÃO DOS FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS COM O ECOSSISTEMA

Os fatores bióticos e abióticos estão em permanente ligação sistêmica. Por isso, tanto os elementos físicos quanto os químicos determinam a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas, afetando as relações ecológicas de um ambiente.

Essas relações podem ser intraespecíficas (quando ocorre entre organismos da mesma espécie) ou interespecíficas, quando estabelecida entre espécies diferentes.

 

  1. BIBLIOGRAFIA
  2. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/abioticosebioticos.php
  3.  http://www.fragmaq.com.br/blog/sao-fatores-bioticos-abioticos-diferenca
  4. https://www.todamateria.com.br/fatores-bioticos-e-abioticos
  5. http://www.infoescola.com/ecologia/fatores-bioticos

 

 


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias