FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS
- FATORES BIÓTICOS
Biótico (bio = vida)
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam. Fatores bióticos são todos os organismos vivos presentes no ecossistema e suas relações.
Podem ser classificados em:
- Produtores: Organismos vivos autotróficos (produzem o próprio alimento). Conseguem produzir matéria orgânica a partir de matéria inorgânica ou mineral, utilizando-se de uma fonte de energia externa. Os seres fotossintetizantes como as plantas, as algas e algumas bactérias são exemplos de produtores. Representam o primeiro nível trófico.
- Consumidores: Organismos vivos heterotróficos (não produzem alimento), que dependem das substâncias orgânicas produzidas por outros organismos. São divididos em: CONSUMIDORES PRIMARIOS, CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS E CONSUMIDORES TERCIÁRIOS.
- Decompositores: Organismos vivos que decompõem matérias orgânicas em inorgânicas para obter energia. Este grupo inclui alguns fungos e bactérias.
Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição.
- Fatores bióticos:
- produtores
- macroconsumidores
- microconsumidores.
- FATORES ABIÓTICOS
Abiótico ( A =não, bio = vida)
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc.
Os fatores abióticos são componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presentes no ecossistema. Através dos fatores abióticos os seres vivos fazem adaptações para seu desenvolvimento. Esses fatores variam de valor de local para local, o que determina uma grande variedade de ambientes.
Esses elementos podem ser físicos ou químicos.
- A) Os fatores físicos
Constituem o clima do ecossistema, determinado principalmente pela radiação solar que chega à Terra. As radiações além de proporcionar a luz, que é fundamental para que ocorra fotossíntese (produção de alimento pelos organismos autótrofos), também influenciam na temperatura, que é uma condição ecológica decisiva para a vida na superfície terrestre. A temperatura influencia outros fatores climáticos tais como ventos, umidade relativa do ar e pluviosidade.
- B) Os fatores químicos
Alguns elementos químicos, como os sais minerais são nutrientes importantes e essenciais para garantir a sobrevivência dos organismos. Os fosfatos, por exemplo, são importantes para a formação dos ácidos nucleicos, o magnésio participa da clorofila. Os ciclos biogeoquímicos, do nitrogênio, do oxigênio, do carbono contribuem com a ciclagem dos nutrientes e o fluxo de energia para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
- Fatores abióticos:
Substâncias inorgânicas, compostos orgânicos, regime climático, temperatura luz, pH, oxigênio e outros gases, umidade e solo.
- RELAÇÃO DOS FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS COM O ECOSSISTEMA
Os fatores bióticos e abióticos estão em permanente ligação sistêmica. Por isso, tanto os elementos físicos quanto os químicos determinam a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas, afetando as relações ecológicas de um ambiente.
Essas relações podem ser intraespecíficas (quando ocorre entre organismos da mesma espécie) ou interespecíficas, quando estabelecida entre espécies diferentes.
- BIBLIOGRAFIA
- http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/abioticosebioticos.php
- http://www.fragmaq.com.br/blog/sao-fatores-bioticos-abioticos-diferenca
- https://www.todamateria.com.br/fatores-bioticos-e-abioticos
- http://www.infoescola.com/ecologia/fatores-bioticos
Deixe um comentário